Bruschettas

E aí moçada?
Estou em falta com vocês! Ontem, não apareci! O dia começou as 5h30min e quando cheguei quase às 21h só queria tomar banho, comer e dormir.
Hoje também já comecei na correria: fiz vários exames de rotina e por isso várias horas no Laboratório e depois engoli o almoço tranqueira de hoje e corri pra sala de aula. O dia foi produtivo e muito chuvoso!
Aí fiquei pensando o que sugerir pra minha turminha hoje?

Vocês podem comer as famosas Bruschettas.
Se fosse na França seria um canape e teria metade do tamanho e o dobro do preço (risos).
Mas como todo italiano é exagerado até suas entradas são mais fartas!

Quero deixar muito claro que tenho ascendência italiana e sou exagerada e AMO a culinária francesa. Meus dois chefs favoritos são franceses: Olivier e Claude.

Olha que legal a história e as variedades de bruschetta:
(fonte: http://www.italiaoggi.com.br/gastronomia/saibamais/ita_gastro_saibamais03.htm )

Foto by Ligia Del Nery

"O termo Bruschetta (pronuncia-se brusqueta) é originário das regiões do Lazio e de Abruzzo, derivada da palavra "bruscato" que significa tostado ou torrado, quer seja no forno ou na grelha. Há também outros nomes para bruschetta, como "Fetunta", na região da Toscana, aí derivado das palavras "fetta unta", isto é, fatia untada, no caso, com azeite de oliva.

A clássica bruschetta é feita com uma fatia de pão italiano rústico, de farinha escura e grossa, de casca dura, tostada na grelha, esfregada com alho, untada com abundante azeite e polvilhada com sal e eventualmente com pimenta-do-reino.

Há, porém, incontáveis variações para se preparar uma boa bruschetta. Na Toscana, o pão local, feito sem sal é guarnecido com "fagioli al fiasco", ou seja, feijão branco cozido com ervas e alho ou então, com "cavolo nero", couve picado bem fininho e aferventado em água e sal.

Como os pães italianos são diversificados, variando de região para região, a brsuchetta possui sabor e aparência com características distintamente regionais. Na Puglia e na Campania, por exemplo, é feita com um pão crocante, chamado "frisella" ou "frisedda". Na Calábria, Sicília e Basilicata, a bruschetta é feita com um pão comprido de semolina e sementes de gergelim, guarnecido com tomates, azeite e orégano.
 
Embora certas guarnições seriam mais adequadas para determinados tipos de pães, pode-se garantir uma boa bruschetta, somente com um bom pão e um azeite de oliva de boa qualidade. A pimenta-do-reino moída na hora, também dá um sabor especial. Ainda, prefira tostar o pão na grelha, a torrá-lo no forno. Ele fica macio por dentro e com uma casca crocante externamente. Se usar queijo e quiser derretê-lo, coloque as bruschettas em forno alto, por alguns minutos, isto impedirá que o pão endureça.

Pode-se até organizar uma festa, somente com bruschettas, utilizando-se quatro a cinco tipos diferentes, com sabores e cores distintas, acompanhadas, é claro, de um bom vinho."



0 comentários:

Postar um comentário

 
  • Da Minha Casa © 2012 | Designed by Designer Link com Atualizações Elícia Fragoso, in collaboration with Web Hosting , Blogger Templates and WP Themes