Shimeji ao forno - Da Minha Casa

Aeeee povo, como estão as comemorações carnavalescas?

Aqui foram dias de muito descanso, prosa boa, comida de qualidade e muita atividade física.

Fiz um vídeo semana passada, diretamente do Super Sacolão Economia (Avenida Lucas Borges - em frente a Praça do Quartel) falando do Shimeji no Instagram e fiquei de deixar a receitinha rápida e rasteira aqui no blog.

Ingredientes:

1 bandeja de shimeji
1/2 maço de cebolinha picada
2 colheres de sopa de shoyu
1 colher de sopa de mateiga
1 fio de azeite extra virgem

Modo de preparar:

- Forre uma assadeira pequena com papel alumínio.
- Coloque o shimeji devidamente lavado.
- Acrescente o shoyu, a manteiga, o azeite, a cebolinha e cubra com papel alumínio.
- Leve ao forno por aproximadamente 20 minutos a 180 graus e sirva a seguir.

Observação:
- Eu fiz a parte tiras de pernil na chapa com outro tipo de cogumelos (champignon em conserva) temperadas com gengibre em pó, páprica doce e pimenta do reino branca e servi junto.

Foto by Lígia Del Nery

Foto by Lígia Del Nery

Foto by Lígia Del Nery



Algumas curiosidades e benefícios dos cogumelos em geral (Fonte: https://drrocha.com.br/ ):

O shimeji nada mais é do que um cogumelo de origem asiática. De acordo com dados levantados pela ONU em sua repartição de alimentação, o alimento em questão é o terceiro tipo de cogumelo comestível mais consumido no mundo.
Uma série de estudos desenvolvidos na China e no Japão demonstraram que o cogumelo possui características peculiares e pode trazer inúmeros benefícios a seus consumidores.

Benefícios (Fonte: https://drrocha.com.br/):

1) Auxilio no ganho de massa muscular

Embora as proteínas presentes no shimeji não sejam de origem animal, e não tenham alto valor biológico elas auxiliam no ganho de massa muscular.
É muito comum praticantes de musculação adicionarem o cogumelo em suas dietas, pelo simples fato do alimento possui pequenas quantidades de carboidrato em sua composição, fornecendo uma proteína praticamente limpa.

2) Ossos mais fortes

corridaUma peculiaridade presente nesse incrível alimento é a presença de ergosterol em sua composição. Esse composto é um precursor de vitamina D.
A vitamina D é de fundamental importância para a saúde dos ossos, pois ela é responsável por fixar o cálcio em todo o esqueleto. Portanto ingerir shimeji de maneira continua e constante é uma excelente forma de evitar a osteoporose.

3) Sistema cardiovascular mais forte

O cogumelo oriental é capaz de tornar o sistema cardiovascular ainda mais forte. Isso ocorre pelo simples fato de ser rico em potássio, e também possuir boas quantidades de fibra em sua composição.
potássio age diretamente sobre o sódio, causando um efeito hipotensor sobre os vasos sanguíneos, ou seja, deixando-os mais relaxados, o principal efeito disso, é a diminuição da pressão alta.
Já as fibras automaticamente diminuem os níveis de colesterol ruim – o LDL, algo que automaticamente aumenta os níveis do bom colesterol – o HDL, e previne problemas cardiovasculares como AVC, infarto e até mesmo insuficiência renal.

4) Intestino mais regulado

As fibras presentes no Shimeji agem regulando o bom funcionamento do intestino.
A presença de fibras é de fundamental importância para o bom funcionamento do sistema digestório, pois auxilia na formação e locomoção do bolo fecal. A ingestão frequente do cogumelo pode reverter quadros de prisão de ventre e até mesmo de barriga inchada.

0 comentários:

Postar um comentário

 
  • Da Minha Casa © 2012 | Designed by Designer Link com Atualizações Elícia Fragoso, in collaboration with Web Hosting , Blogger Templates and WP Themes