Intolerância, alergia ou moda?

OI gente, já faz um tempo que quero escrever sobre esse assunto.
Nos últimos meses virou moda esse negócio de tirar o glúten e a lactose da alimentação. Assim como comer arroz e batata deixou de ser bom e o negócio é a tapioca e a batata doce.

Geeeeeeente para pra pensar, não existe alimento ruim. Você engorda porque come demais e gasta de menos. Porque você escolheu alimentos e horários não muito adequados para ingerir determinados alimentos. Porque você continua acreditando que dietas restritivas são a solução para sua vida. Porque você ainda faz dieta sem acompanhamento médico e nutricional. ACOOOORDA né!! Mude o seu estilo de vida! Mude seu padrão de pensamento e sua relação com os alimentos. Dê preferência para alimentos mais saudáveis e menos industrializados. Pratique atividade física com regularidade e sinta prazer. Fazer por obrigação não resolve nada. Faça por amor a você e reeduque seu paladar e consequentemente perca peso com essa nova atitude. É possível! Você pode tudo!

Depois de todas as mudanças na minha vida acabei descobrindo uma leve intolerância à lactose. Meu corpo não reage muito bem quando bebo leite, consumo iogurte e creme de leite. Tem uma linha de estudiosos que acredita que nós humanos adultos não precisamos de leite. Mas eu gosto do tal do  leite. Então optei por produtos sem lactose. Nada radical. A minha intolerância é LEVE.
Existe intolerância leve, moderada, alta e alergia.
Eu sinto um inchaço abdominal 30 minutos após consumir alimentos com lactose, a minha digestão fica bem lenta, sinto dor de cabeça e enjoo. Em alguns momentos tenho até diarréia. Tudo depende da quantidade de lactose que é ingerida. Foram meses tentando descobrir o que provocava todos esses sintomas. Sem ajuda é, praticamente, impossível! E se você sente tudo isso que eu escrevi, não significa que você tem intolerância à lactose. Outros distúrbios alimentares podem provocar esses sintomas e situações de estresse e alta ansiedade também.

Para esclarecer um pouco mais conversei com alguns profissionais, pesquisei em alguns sites e o texto abaixo é simples e objetivo.

"A principal diferença entre alergia e intolerância alimentar é o tipo de resposta que o organismo tem quando está em contato com o alimento. Na alergia há uma resposta imunológica imediata, isto é, o organismo cria anticorpos como se o alimento fosse um agente agressor e por isso os sintomas são generalizados. Já na intolerância alimentar o alimento não é digerido corretamente e, dessa forma, os sintomas surgem principalmente no sistema gastrointestinal. A intolerância alimentar é muito mais frequente e pode afetar qualquer individuo sem história familiar, enquanto a alergia alimentar geralmente é um problema mais raro e hereditário, surgindo em vários membros da mesma família. Tanto na alergia alimentar como na intolerância alimentar o tratamento consiste em retirar da alimentação os alimentos e todas as receitas que são preparadas com os alimentos que causam os sintomas".

Sabe o que está na moda?
Ser feliz! Ajudar a si e aos outros! Colocar-se em movimento!
Adotar um estilo de vida saudável!
Pense nisso!!!!
Tome uma atitude positiva!
#Força #Foco #Fé #Gratidão #sercoach #conquistemais




0 comentários:

Postar um comentário

 
  • Da Minha Casa © 2012 | Designed by Designer Link com Atualizações Elícia Fragoso, in collaboration with Web Hosting , Blogger Templates and WP Themes