Filé ao Molho Madeira - Da Minha Casa - Um cláaaassico


Cristo Redentoooor, me salva! Me ajuda!!!
Quando vi a postagem aqui percebi que só só coloquei as fotos e não tinha escrito a receita, coisas de gente doida!
Será que eu lembro da receita? kkkkkkkkk Claaaaro que eu lembro

Nada de coisas light hoje. O prato é um clássico e merece carinho na execução e coma bem devagar pra degustar.


Anota aí:

Ingredientes para o Molho Demi-Glacê:
1 litro de caldo de carne de verdade - eu uso aproximadamente 150g de músculo
1 cebola média picada em cubos
2 colheres de sopa de manteiga
2 colheres de sopa de farinha de trigo
1 cenoura média picada em pequenos cubos
2 colheres de sopa de extrato de tomate - aquele da latinha ELEFANTE
1 fio de óleo

Modo de preparar o Molho Demi-Glacê:

Etapa 1:

Prepare o caldo de carne - refogue uma colher de cebola, com 1 fio de azeite e o músculo e faça 1 litro de caldo. Bata no liquidificador e reserve.

Etapa 2:

Derreta a manteiga numa panela pequena, tire do fogo, acrescente a farinha de trigo, misture bem e leve novamente ao fogo, mexendo constantemente até esta mistura obter um tom levemente caramelizado. Reserve. (Este espessante é chamado de "roux". Serve para encorpar e dar cor a molhos).
Etapa 3:
Em uma panela maior aqueça o fio de óleo e refogue a cebola até amolecer, adicione o extrato de tomate e a cenoura, vá refogando até amaciar a cenoura. Será necessário ir acrescentando água até que a cenoura amoleça. Mas, por favor, um pouco de água e aos poucos. Acrescente o "roux" (a mistura de manteiga com farinha) e mexa bem até ficar tudo bem misturadinho. Acrescente a água com o caldo de carne reservado no início, quando ferver abaixe o fogo, deixando cozinhar até que o molho esteja reduzido à metade, mexendo ocasionalmente. Coe e reserve.
Para o molho Madeira:
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 3 colheres de sopa de cebola picada
  • 140ml de vinho Madeira + 70ml de vinho tinto seco - Eu costumo usar só vinho tinto. prefiro mais ácido e menos adocicado. Se o seu vinho madeira for mais doce diminua a quantidade dele e aumente do vinho tinto tá?
  • 1 folha de louro
  • grãos de pimenta do reino inteiros
  • o molho demi-glacê já preparado - aquele que ensinei na 1a parte da receita.
E ficou pronto!!





0 comentários:

Postar um comentário

 
  • Da Minha Casa © 2012 | Designed by Designer Link com Atualizações Elícia Fragoso, in collaboration with Web Hosting , Blogger Templates and WP Themes