Pão integral caseiro - Rita Lobo - Cozinha prática GNT

Ê gente sou fã dessa mulher: Rita Lobo. As receitas são ótimas e dão certo.

Segue mais uma receitinha dela para colorir nosso blog: Pão integral caseiro. Detalhe: não é com fermento biológico. Fica pronto rapidinho. Outro detalhe: é uma massa densa, ele não fica fofinho e fatias menores saciam rapidamente.

Ingredientes:

        2 xícaras (chá) de farinha de trigo integral
·     2 xícaras (chá) de farinha de trigo branca
·     1 2/3 xícara (chá) de leite em temperatura ambiente (400 ml)
·     2 colheres (chá) de fermento em pó (fermento para bolo)
·     1 colher (chá) de sal
·     óleo para untar a forma

Modo de preparo: 


1.       Pré-aqueça o forno a 200 graus (temperatura média). Atenção: espere 20 minutos, após ligar o forno, para começar a separar os ingredientes - o preparo é bem rápido e o forno deve estar quente para o fermento agir e o pão crescer.
2.       Separe uma fôrma de bolo inglês de 22 cm x 10 cm. Com uma folha de papel-toalha, espalhe uma camada fina de óleo na parte interna para untar.
3.       Numa tigela grande coloque as farinhas de trigo branca e integral. Adicione o sal, o fermento e misture bem. Junte o leite, aos poucos, e vá misturando com uma espátula para incorporar. Mexa até formar uma massa lisa e um pouco grudenta. Não precisa sovar!
4.       Transfira a massa para a fôrma untada e nivele a superfície com a espátula. Com uma faquinha bem afiada, faça um corte na superfície da massa, ao longo de todo o comprimento do pão - isso ajuda o pão a crescer de maneira uniforme.
5.       Leve ao forno preaquecido e deixe assar por cerca de 50 minutos, até ficar dourado e formar uma casquinha crocante.
6.       Retire do forno e desenforme sobre uma grelha - se o pão ficar na fôrma ou sobre uma superfície lisa pode acumular vapor e amolecer a casca. Deixe esfriar antes de servir.

Se tiver dúvidas acesse o link abaixo que a própria Rita explica como fazer :)

http://gnt.globo.com/receitas/receitas/pao-rapido-integral.htm

Foto by Ligia Del Nery

Foto by Ligia Del Nery

Foto by Ligia Del Nery

0 comentários:

Postar um comentário

 
  • Da Minha Casa © 2012 | Designed by Designer Link com Atualizações Elícia Fragoso, in collaboration with Web Hosting , Blogger Templates and WP Themes