A História do Risotto

Já que minha ascendência italiana não se cala e eu sou apaixonada por esse país fui atrás da história do risotto. Encontrei duas histórias bem interessantes e resolvi compartilhar uma delas com vocês. Claro que escolhi a mais romântica, dramática, que fala de amor, de festa e de ciúme. Sentimentos tipicamente italianos que colocam tempero na vida né? Já que o blog fala de comida, de magia e de transformação, por que não contar essa história?

Risoto é sem dúvida nenhuma um prato muito apreciado e conhecido internacionalmente. Úmido e cremoso é uma preparação típica da cozinha do norte da Itália.

Em italiano, o termo Risotto é um diminutivo e significa ‘arrozinho”.
O risotto ou simplesmente risoto, na língua portuguesa, nasceu em Milão, e conta a lenda que foi durante uma festa de casamento em 1574. O conhecido Risotto alla Milanese foi inventado pela mão do mestre Valério di Fiandra, responsável pela criação dos vitrais da Catedral de Milão.
O artista era conhecido tanto por suas belíssimas obras de arte, quanto pelo seu bom gosto na gastronomia italiana. Quando sua filha, apaixonada pelo filho do proprietário da taberna muito frequentada por ele na época, resolveu se casar com o rapaz, em setembro de 1574, Valério di Fiandra ofereceu aos convidados um de seus pratos prediletos, um delicioso risoto.
Porém, na hora em que estava preparando a iguaria, o artista deixou cair um pedaço de açafrão dentro da panela. A lenda conta que essa atitude foi uma demonstração de ciúmes pela filha estar se casando.
O resultado dessa mistura acidental foi apreciado por todos os convidados, nascia então o Risotto alla Milanese, o mais tradicional e conhecido de todos os risotos.



0 comentários:

Postar um comentário

 
  • Da Minha Casa © 2012 | Designed by Designer Link com Atualizações Elícia Fragoso, in collaboration with Web Hosting , Blogger Templates and WP Themes