Almoço de sucesso

Olá meus queridos!
Hoje foi um dia muito especial pra mim.
Tive oportunidade de preparar um almoço para meus queridos amigos Sissi e Marcelo e alguns convidados. Mineiros e paulistanos à mesa. A verdadeira república do café com leite.
Bom dimais da conta sô!
A cada dia mais uma vitória, mais uma conquista e isso tudo graças ao prestígio de vocês e claro, muito trabalho. Mas esse trabalho é realmente e literalmente delicioso.

Paulistanos, venham mais vezes e preparamos um almoço mais informal. Podem até escolher o cardápio antes.

Ah hoje me perguntaram do Frango Ora-pro-nobis, e eu nem sabia o que era isso.
Que vergonnha eu passei. Mas amanhã tem receita desse frango aqui, eu garanto.

Ah pra quem não sabe o que é  . . . Ora-pro-nobis
http://revistagloborural.globo.com/Revista/Common/0,,EMI160017-18293,00-ORAPRONOBIS.html
Texto João Mathias | Consultores Nuno R. Madeira e Georgeton S. R. Silveira*   
"Onde se planta, nasce. Quando cresce, serve de proteção e alimento. Repleta de flores, ainda deixa o ambiente mais bonito. Por meio da hortaliça ora-pro-nóbis (Pereskia aculeata), a natureza oferece múltiplos benefícios ao ser humano, o que seria motivo suficiente para a escolha de seu nome popular. Mas, conta-se que assim foi batizada pelo costume de ser colhida no quintal de uma igreja, para ser preparada para o almoço, quando o padre iniciava a reza final da missa da manhã.
"Rogai por nós" em português, ora-pro-nóbis é uma frase em latim nem sempre facilmente assimilada. Por isso, pode ser comum encontrar derivações dela, sendo por vezes chamada lobrobó ou orabrobó por agricultores de Minas Gerais, onde a planta é muito difundida na culinária local. Originária do continente americano, encontram-se variedades nativas dessa hortaliça perene, rústica e resistente à seca da Flórida, nos Estados Unidos, à região sudeste do Brasil. De fácil manejo e adaptação a diferentes climas e tipos de solo, produtiva e nutritiva, a ora-pro-nóbis é uma boa alternativa para produtores iniciantes no cultivo de hortaliças.
Ela pertence à família das cactáceas. Na idade adulta, sua estrutura em forma de arbusto torna-se uma excelente cerca viva, tanto para ser usada como quebra-vento quanto como barreira contra predadores. A existência de espinhos pontiagudos nos ramos inibe o avanço de invasores.
Perfumadas, pequenas, brancas com miolo alaranjado e ricas em pólen e néctar, as flores brotam na ora-pro-nóbis de janeiro a abril. De junho a julho, ocorre a produção de frutos em bagas amarelas e redondas. A generosa e bela floração é um ornamento ao ambiente, ideal para decoração natural de propriedades rurais, como chácaras, sítios e fazendas. A ora-pro-nóbis também pode ser plantada em quintais e jardins de residências. As folhas são a parte comestível da planta. Secas e moídas, elas são usadas em diferentes receitas, especialmente em sopas, omeletes, tortas e refogados. Muita gente prefere consumir as folhas cruas em saladas, acompanhando o prato principal. Outros as usam como mistura para enriquecer farinha, massas e pães em geral. Galinha caipira com ora-pro-nóbis é prato tradicional da culinária mineira. É servido cotidianamente nas cidades históricas do estado, como Diamantina, Tiradentes, São João Del Rey e Sabará, onde anualmente há um festival da hortaliça".

Voltando ao nosso almoço, foi um cardápio simples, leve e com muito glamour.

Entrada:
Salada verde com damasco e nozes

Prato principal:
Arroz negro, filé de lombo ao alecrim, molho de damasco com maracujá

Sobremesa:
Arroz doce da Edna - SENSACIONAL




2 comentários:

  1. Lígia.
    É o Charles,um dos convidados da Cici e do Marcelo.Quero reforçar meus parabéns pelo de-li-ci-o-so almoço.Foi um privilégio ter provado da sua arte.
    Um forte abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Charles, muito obrigada! Espero que continue acessando o blog. Sempre trago novidades e pra quem gosta de comer e cozinhar as receitas são bem fáceis. Seja sempre bem-vindo!

      Excluir

 
  • Da Minha Casa © 2012 | Designed by Designer Link com Atualizações Elícia Fragoso, in collaboration with Web Hosting , Blogger Templates and WP Themes