Comida japonesa - Curiosidades - Parte 1

BOM DIA!
Linda sexta-feira!
Lindo Dia Mundial do Rock!
Linda contagem regressiva para 15 dias de merecidas férias.
Mas não se preocupem, as férias não vão me afastar de vocês. Muito pelo contrário, estarei mais presente e com muitas novidades!
Como escrevi ontem, nosso blog está cheio de parceiros de altíssima qualidade e como não entendo nada de comida japonesa hoje vou postar algumas curiosidades sobre essa delícia. De comer eu entendo e de preparar e receber o restaurante Miyamoto de Uberaba entende, e muito bem!




Vamos às nossas curiosidades?
Ai gente quero ver eu lembrar de tudo isso quando for ao Miyamoto. Hahahahahhaha eu sou bem lerda nessa hora! Tive ajuda do site do Terra para apresentar essas informações pra vocês!


"A cozinha japonesa prima pela harmonia de todos os seus elementos, pois o seu povo cultua muito a natureza nos mínimos detalhes. Todos os pratos são servidos e apresentados com extrema sensibilidade.


1) A mão que serve o prato
Na etiqueta, a regra não poderia ser diferente. Foram os samurais que estabeleceram a ética de conduta por volta do século XVI. Com o passar do tempo estas regras se popularizaram. Um dos exemplos clássicos está na maneira de servir as pessoas: a mão direita significa que se trata de um aliado, e a esquerda um inimigo.

2) Hashi
Não se deve cravar um hashi em um restaurante ou casa japonesa em nenhum alimento. Esta atitude só é permitida nos oratórios, templos budistas ou shintoístas para as pessoas que já morreram.

3) Saquê
Existe um ritual especial à mesa para tomar o saquê. Levante o seu copinho para receber a bebida, servida sempre por seu vizinho de mesa, apoiando-o com a mão esquerda e segurando-o com a direita. É imprescindível que você sirva o seu vizinho de mesa porque não é de bom tom servir a si próprio. O copo de saquê deve sempre ficar cheio até o final da refeição. A tradição manda fazer um brinde, Campai, esvaziando o copinho num só gole. É sinal de hospitalidade e atenção.

4) Barulhos
Faz parte da etiqueta produzir barulhinhos ao comer macarrão ou tomar sopas. Mas atenção: arrotar é considerado extrema falta de educação!

Conheça o nome dos principais ingredientes usados na culinária japonesa.
  1. Anago: enguia
  2. Daikon: nabo ralado ou finamente fatiado
  3. Ebi: camarão cozido
  4. Gari: gengibre em conserva
  5. Ika: lula
  6. Ikura: ovas de salmão
  7. Sake: salmão
  8. Shari: arroz pronto para sushi
  9. Shoyu: molho de soja
  10. Maguro: atum
  11. Nori: folhas de alga tostada
  12. Tamago: omelete fino de ovos
  13. Tako: polvo
  14. Toro: atum gordo
  15. Uni: ouriço do mar
  16. Wasabi: raiz forte, vendida na forma de pó para ser reconstituída com água

Existem vários tipos diferentes de sushis e, de acordo com o formato e recheio, recebem nomes diferentes. Os mais conhecidos são:

Califórnia: versão americanizada de uramaki, é uma boa opção para quem não gosta de peixe cru. Vem com kani, pepino e manga (ou abacate). Algumas vezes o sushiman inclui maionese, outras vezes cream cheese.



Hossomaki: é o arroz e o recheio envoltos em alga marinha. Hosso quer dizer fino e maki significa "enrolado", daí, "enrolado fino". Conforme o recheio usado, o hossomaki leva um nome diferente: Tekamaki - de atum.Kapamaki - de pepino.Shakemaki - de salmão.
Nigiri: bolinho de arroz em forma alongada coberto com fatias de peixe cru ou ainda polvo e camarões. Sempre preparados à mão sem a ajuda de esterinhas ou formas e apresentados em pares. O movimento da mão ao fazer este bolinho leva o nome, em japonês, de niguiri, daí o nome deste sushi. As pessoas tendem a "molhar" o arroz do niguiri no shoyo, mas o certo conforme a cultura oriental é "molhar" o peixe.


Norimaki: bolinho de arroz enrolado em alga de nori. Este sushi é recheado com omelete, pepino, maionese, abacate, alface, camarões e lulas.





Temaki: é o cone de alga recheado com arroz, peixe e pepino. O nome quer dizer "enrolado na mão" (Te=mão). A alga marinha do temaki tem que estar bem sequinha e crocante. Se você demora para comer (quando pede para entregar em casa, por exemplo), a alga amolece com a umidade e fica "borrachenta".




Uramaki: arroz sobre folha de nori (alga), tiras de peixe ou outros ingredientes, enrolado de forma que o arroz fique na parte externa. Ura quer dizer "fora". O uramaki normalmente vem com gergelim, que além de enfeitar, dá um sabor especial. Depois é cortado em 6 unidades. O mais conhecido é o uramaki califórnia.




Com o crescente mercado de sushis a criatividade dos sushiman uma enorme variedade de modelos, cortes e ingredientes passou a ser oferecida. Algumas condenáveis como os sushis com frutas e com recheios de queijo ou empanados. Alguns mestres tradicionais torcem o nariz e se recusam a preparar estas novidades. 

0 comentários:

Postar um comentário

 
  • Da Minha Casa © 2012 | Designed by Designer Link com Atualizações Elícia Fragoso, in collaboration with Web Hosting , Blogger Templates and WP Themes