Salmão assado fácil fácil

Gente eu sou meio doida mesmo né?
Comecei o dia pela sobremesa, mas ah não tem hora pra comer brigadeiro tem?

Mas antes de esbaldar no brigadeiro que tal um salmão assado suuuper fácil de fazer?
O salmão é um peixe de água frias e profundas rico em Ômega 3.
Mais um pouquinho sobre o salmão e depois a receita tá? Essas informações foram extraídas do site www.nutricaoemfoco.com.br


"Este peixe é muito apreciado tanto pelo seu sabor como pelo tom alaranjado de sua carne. Originalmente, o salmão é um peixe de carne branca e a sua coloração é adquirida ao longo do tempo com a alimentação do peixe. Os camarõesconsumidos pelo salmão possuem um pigmento armazenado nos músculos ou na casca chamado astaxantina – proveniente das algas e organismos unicelulares ingeridos pelos camarões. Quando estes camarões são consumidos, o pigmento – que é um carotenóide – é armazenado no tecido adiposo deste peixe, dando-lhe a coloração característica.

Entretanto, o salmão só existe naturalmente em águas frias e em alto mar – o que representa 5% do salmão comercializado nos EUA e praticamente não chega ao Brasil. A maioria da carne comercializada deste peixe é criada em viveiros artificiais e tem sua coloração  adquirida através do consumo de uma ração com aditivos sintéticos que derivam do petróleo. Pesquisadores afirmam que esta coloração artificial não representa riscos significativos à saúde, pois seria necessária uma dose muito alta do corante para causar danos ao organismo. Além disso, a coloração artificial não fornece o carotenóide ao peixe, alterando sua composição nutricional.
Nutricionalmente, o salmão é um peixe rico em ômega 3 – um tipo de gordura benéfica ao organismo, relacionada com a diminuição de problemas cardiovasculares. Além disso,  como é uma característica comum dos peixes, apresenta um baixo nível de gordura saturada, uma quantidade considerável deferro e outros minerais e apresenta proteínas de boa qualidade e de fácil digestão, ou seja, é um alimento que tem sua proteína bem aproveitada pelo organismo e que pode ser considerado um alimento leve."


Ingredientes

  • 2 Filés de salmão (pode ser o salmão inteiro, pode ser igual vende no Guarato com a pele, fiquem à vontade. Encontrar salmão de qualidade em Uberaba é complicado)
  • 1 Cebola cortada em rodelas finas
  • 2 Tomates cortados em rodelas
  • Azeite extra virgem a vontade
  • Sal ou tempero completo a gosto
  • Cheiro verde fresco picado


Modo de fazer

  • Unte a assadeira com azeite extra virgem
  • Coloque os filés de salmão
  • Cubra com a cebola, o tomate, o cheiro verde, salpique tempero e regue com mais azeite
  • Leve ao forno por 20 minutos


Sirva com purê de batatas, mandioquinha, arroz branco ou até mesmo com uma bela salada!
Fica sensacional! Depois vou dando dicas e receitas de outros molhos e variações para esse salmão.
Beijocas


2 comentários:

  1. OI, Lígia! Fui rápida no gatilho... já estou seguindo o blog e já peguei a receita do salmão que comentou comigo na Minas Brasil! Adorei. Sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcela, você foi rápida mesmo! Percebi que você aprecia boa comida e bebida. Então fique à vontade em comentar, fazer sugestões e dar dicas sobre o que facilita a sua vida na cozinha. Todos os dias tem novidade. Espero que goste e muito obrigada!

      Excluir

 
  • Da Minha Casa © 2012 | Designed by Designer Link com Atualizações Elícia Fragoso, in collaboration with Web Hosting , Blogger Templates and WP Themes