Boeuf Bourguignon da Julia Child

Gente a receita de hoje é em homenagem a Julia Child. A receita é dela e eu encontrei no blog da Fabiana Pinfildi - Figos e Funghis. Um blog muito lindo e cheio de criatividade, arte e amor pela cozinha. Igual a gente aqui.

Segundo a Fabiana, essa receita não é a tradicional francesa, mas sim a versão da Julia. A cozinehira de hoje parece ser bem atrevida (risos) e ainda fez variações na receita da Julia. O negócio é o seguinte: vamos experimentar, homenagear, valorizar e comer. Certo?

Uma curiosidade sobre Julia Child: era americana, da California, mas se apaixonou pela cozinha francesa e deu uma cara nova a muitas receitas.

Então vamos à receita que eu não testei mas esse fim de semana será meu carro chefe. Fabiana muito obrigada!

Boeuf Bourguignon da Julia Child
(para 4 pessoas)

Ingredientes:
50g de bacon
1 colher de sopa de azeite
500g de carne em cubos de 5cm (usei lagarto, mas poderia ser alcatra ou músculo)
1 cenoura cortada em fatias largas
1 cebola grande cortada em pétalas
1/2 colher de chá de sal
1/2 colher de chá de pimenta
2 colheres de sopa de farinha de trigo
2 xícaras de vinho tinto (Julia sugere um vinho encorpado e jovem, como um Chianti – usei Pinot Noir)
2 xícaras de caldo de carne (prefira o caseiro)
1 colher de sopa de extrato de tomate
2 dentes de alho amassados
2 raminhos de tomilho
1 folha de louro
toucinho (não usei)

Modo de Fazer:
A primeira etapa seria separar o bacon do toucinho, cortar em tirinhas, ferver o bacon com o toucinho e depois escorrer e secar antes de fritar o bacon, mas eu usei somente o bacon então fritei direto. Ligue o forno para que aqueça em temperatura média-alta (cerca de 230ºC). Seque os cubos de carne em papel toalha, para que dourem facilmente. Frite o bacon no azeite e quando dourado retire com uma escumadeira e reserve. Deixe a gordura esquentar até quase fazer fumaça. Aos poucos, frite os cubos de carne na gordura do bacon, sem encher muito a panela para que dourem por igual, por todos os lados. Retire os cubos já dourados e reserve junto ao bacon frito. Doure a cenoura cortada em rodelas e a cebola em fatias na mesma gordura. Descarte o excesso de gordura ao final. Volte a carne e o bacon à panela junto com os vegetais e tempere com sal e pimenta, salpique a farinha de trigo, misture e leve a panela ao forno, deixando a farinha dourar sobre a carne por 4 minutos ou mais. Retire do forno, mexa a carne e retorne a panela ao forno, deixando mais 4 minutos. Ao final, retire a panela e abaixe a temperatura do forno para 160ºC (fogo baixo). Derrame na panela o vinho e o caldo de carne, cobrindo a carne. Adicione o extrato de tomate, os dentes de alho esmagados, e as ervas. Leve à fervura na chama do fogão. Tampe a panela e transfira-a para o forno, deixe na grade mais baixa do forno, e regule o calor para que o líquido ferva apenas levemente. Deixe cozinhar por 2 e ½ a 3 horas, ou até que consiga espetar um garfo na carne com facilidade.
Enquanto a carne assa, prepare as Cebolas e Cogumelos Glaceados (receita abaixo) e reserve-os.
Ingredientes:
1 colher de sopa de manteiga
300g de cebolas nanicas para conserva, descascadas
1 xícara de vinho tinto seco
300g de cogumelos variados ou de sua preferência (usei champignon em conserva)
sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de fazer:
Derreta a manteiga em uma frigideira grande ou panela rasa. Coloque as cebolas inteiras e cozinhe mexendo sempre até dourar. Derrame o vinho sobre as cebolas e deixe cozinhar até quase secar, por cerca de 20 minutos. Depois disto, junte os cogumelos e tampe a panela. Cozinhe até os cogumelos ficarem macios e o molho ficar levemente espesso. Tempere com sal e pimenta e posteriormente junte ao boeuf bourguignon.

Quando a carne estiver macia, coe o conteúdo da panela fazendo com que o molho escorra em uma panela menor. Retorne a carne e o bacon à panela original e disponha as cebolas e cogumelos sobre eles.
Retire a gordura aparente do molho e leve ao fogo baixo, fervendo levemente por alguns minutos e retirando alguma gordura que venha a aparecer na superfície. Você deverá obter cerca de 2 xícaras e meia de molho, espesso o suficiente para cobrir o verso de uma colher. Se o molho ficar muito ralo, ferva-o por alguns minutos até reduzir e espessar. Já se estiver espesso demais, ajuste a consistência com um pouco de caldo de carne. Ajuste o tempero, controlando com cuidado o sal e a pimenta. Derrame o molho sobre os a carne e os vegetais. Até este ponto, a receita pode ser preparada na véspera.
Sirva com arroz com açafrão, vagens cozidas no vapor, com uma bela massa, ou misture a cozinha francesa com a italiana e faça um risotto de aspargos. Deve ficar sensacional. Consigo sentir o gosto na boca enquanto escrevo. Alguém já sentiu isso? Deve ser porque estou com fome.
Vou encarar as minhas panelas agora e amanhã mais dicas e novidades!
*  A foto é da Fabiana também.

0 comentários:

Postar um comentário

 
  • Da Minha Casa © 2012 | Designed by Designer Link com Atualizações Elícia Fragoso, in collaboration with Web Hosting , Blogger Templates and WP Themes