Vinhos - do Reservado ao Gran Reserva

Meus amores,

há muitas postagens falamos de alguns vinhos, dei algumas dicas e conversando essa semana com alguns amigos eles perguntaram sobre os vinhos reservado, reserva, gran reserva e por aí vai.
Conversei com a minha Sommelière favorita Simone Vitor Resende Caixeta e fiz algumas pesquisas nessa rede infinita para encontrar a melhor explicação sobre essas diferenças para vocês.
É importante lembrar que a escada do sucesso começa no reservado e pode superar paladares e bolsos do Gran Reserva pra cima. Essa nomenclatura varia um pouco de país para país ou de vinícola para vinícola, mas quando você ler as dicas e começar a ler mais os rótulos, vai ficar fácil escolher o melhor vinho para você e seus convidados.
Mas se você não tem o hábito de beber vinho ou é daqueles que ainda compram vinhos "doces" ou chamados de suaves é preciso começar pelso reservados para seu paladar acostumar, senão você vai falar que não gosta de vinho, que seca a boca e que chega até amargar.
Apreciadores e bebedores de vinho que entendem, leem e gostam de estudar sobre essa deliciosa bebida. Sabemos que as dicas que estão aqui vão muito mais além. Mas precisamos começar certo
Oh, é importante saber que dentro de uma vinícola planta-se o mesmo tipo de uva em terrenos diferentes e isso interfere no seu sabor. Em uma vinícola a terra é chamada de terroir.
Gente é informação demais, então eu peço aos estudiosos e amantes da bebida que contribuam e acrescentem curiosidades aqui também.

Funciona assim:
Vinho Jovem : Em geral não aparece designação explicita e significa que o vinho foi produzido e engarrafado. É o vinho do ano ou da safra.

Vinho Reservado = vinho feito da mesma uva mas, de diferentes terrenos da mesma vinícola. Normalmente são vinhos que ficaram no máximo 6 meses no carvalho. Alguns deles foram guardados somente nos tonéis de inox. Não significa que seja um vinho ruim, mas são uvas de uam qualidade inferior à dos outros.

Vinho Reserva = é um vinho feito com muito mais critério. Para sua produção são selecionadas as melhores uvas do vinhedo. Em alguns casos a maceração é feita por gravidade e o vinho passa por barris de carvalho. Ou seja, o tratamento do vinho Reserva é especial e muito superior ao vinho Reservado. Ele pode ficar de 12 a 24 meses no carvalho, este tempo muda de país para país.

Vinho Gran Reserva = Em geral utilizado somente para safras muito boas, e significa que o Vinho após produzido foi envelhecido por um longo período antes de ser engarrafado e que a safra foi significativamente melhor que a média, a ponto de permitir este maior envelhecimento.

Uma vinícola que gosto muito é a Tarapaca e ela tem essa escada muito bem definida.
Deem uma olhada na foto abaixo:


 

0 comentários:

Postar um comentário

 
  • Da Minha Casa © 2012 | Designed by Designer Link com Atualizações Elícia Fragoso, in collaboration with Web Hosting , Blogger Templates and WP Themes