Pao de forma caseiro - Rita Lobo - Cozinha Prática - GNT

Gente linda desse mundão! 

A receitinha dessa semana eu copiei, literalmente, da maravilhosa Rita Lobo. O programa Cozinha Prática do GNT está com a temporada de férias e são dicas e receitas maravilhosas. Vale muito a pena assistir toda quinta-feira, às 21:15. Ontem fiz o pão de forma caseiro, hummmmm mas ficou bom!!! Ah! Se ficarem com alguma dúvida tem o vídeo no site do programa. 

Acompanhamento: Aquela berinjela que ensinei semana passada é uma ótima opção. A receita está como leque de berinjela.

Semana que vem vou fazer o pão integral. Depois posto aqui e conto como ficou. 

Aproveitem e encarem o forno, o fogão e a bancada. Vale a pena! 

Pão de forma caseiro (Rita Lobo)

Rendimento: 2 pães

Ingredientes
·         5 xícaras (chá) de farinha de trigo
·         2 colheres (chá) de fermento biológico seco (cerca de 6 g)
·         2 colheres (chá) de açúcar
·         1 xícara (chá) de água morna
·         1/2 xícara (chá) de leite em temperatura ambiente
·         2 colheres (sopa) de manteiga em ponto pomada
·         2 colheres (chá) de sal

Modo de preparo
1.    Retire o leite e a manteiga da geladeira antes de começar a preparar a receita - eles precisam estar em temperatura ambiente. Se a manteiga não estiver macia (no ponto de pomada) leve para rodar no micro-ondas por alguns segundos.

2.       Numa tigela pequena misture o fermento e o açúcar com ¼ de xícara (chá) da água morna até dissolver. Deixe descansar por cerca de 5 minutos, até começar a espumar.

3.       Numa tigela grande, misture a farinha com o sal e abra um buraco no centro. Junte o fermento dissolvido e misture aos poucos com a farinha, do centro para a borda. Acrescente o restante de água morna aos poucos, misturando com a mão para incorporar. Regue com o leite, também aos poucos, sem parar de misturar e amassar com a mão.

4.       Assim que a farinha tiver absorvido os líquidos, junte a manteiga e amasse bem para incorporar - não se assuste, parece que não vai dar certo, a manteiga demora para ser absorvida pela massa. Aperte, amasse, estique e amasse novamente até ficar com a textura macia e úmida - marque 10 minutos no relógio! Se preferir, sove a massa na bancada ou na batedeira com o gancho.

5.       Modele uma bola, volte a massa para a tigela e cubra com filme (ou pano de prato). Deixe descansar por 1 hora até dobrar de tamanho.

6.       Unte com manteiga 2 fôrmas para bolo inglês de 22 cm x 10 cm (se a fôrma for antiaderente não há necessidade de untar).
7.       Assim que tiver crescido, transfira a massa para a bancada e divida ao meio. Achate delicadamente cada uma das metades até formar um retângulo. Para modelar os pães: dobre a base do retângulo (lado maior da massa) até o centro e aperte delicadamente; cubra com a base oposta e aperte bem para selar; dobre cerca de 4 cm das laterais (use a fôrma de bolo inglês como referência para o tamanho) e aperte bem as emendas para selar.

8.       Transfira as massas, com a emenda voltada para baixo, para as fôrmas untadas. Cubra com um pano de prato limpo (ou filme) e deixe crescer por mais 40 minutos. Quando faltar 20 minutos para o tempo do pão preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média).

9.       Leve ao forno para assar por cerca de 35 minutos até os pães crescerem e dourarem. Retire do forno e, com cuidado, desenforme sobre uma grelha - se o pão ficar na fôrma ou sobre uma superfície lisa pode acumular vapor e amolecer a casca.

Olha o meu pãozinho aí! Foto by Lígia Del Nery

Foto by Lígia Del Nery

0 comentários:

Postar um comentário

 
  • Da Minha Casa © 2012 | Designed by Designer Link com Atualizações Elícia Fragoso, in collaboration with Web Hosting , Blogger Templates and WP Themes