Curiosidades sobre a culinária japonesa

Gente copiei alguns textos com algumas curiosidades sobre a culinária japonesa.
Achei bastante iunteressante espero que gostem!



1) Kantõ e Kansai

"Pouca gente sabe, mas assim como na culinária francesa pratos variam de sabor conforme influências regionais, o mesmo ocorre com a comida japonesa. Conhecer todas essas nuances é um pouco difícil, mas é possível conhecer pelo menos duas das principais linhas regionais gastronômicas da culinária japonesa: a de Kantõ e a de Kansai.

A expressão Kantõ significa "a leste do portal" e é das regiões mais populosas e industrialmente desenvolvidas do Japão, compreendendo as cidades de Tóquio, Yokohama e Kawasaki. Região caracterizada pela intensa vida urbana e pelos gostos burgueses, a culinária de Kantõ revela preferência por sabores fortes e marcantes. Como reflexo do caráter metropolitano da região, aberto a novidades e influências externas, a culinária de Kantõ é também bastante condimentada e usa com freqüência ingredientes de origem estrangeira, como a manteiga.

Kansai significa "a oeste do portal". Trata-se de uma região com fronteiras não muito bem definidas, que compreende as cidades de Osaka, Kobe, e a antiga sede da corte imperial por mil e duzentos anos, Kyoto. Fortemente influenciada pela estética zen-budista e pelos gostos da aristocracia, a culinária de Kansai prioriza os sabores naturais dos ingredientes, evitando temperos em excesso e gordura. Os pratos de Kansai são leves e belos na apresentação. Os caldos e consomês são claros e sutis no sabor. Trata-se da culinária tradicionalista". (por Cristiane A. Sato - www.culturajaponesa.com.br)

2) Gohan - Arroz japonês
"Gohan é o que há de mais essencial na culinária japonesa. Base da alimentação diária do país, os japoneses costumam dizer que "sem arroz não dá para viver". O arroz japonês é diferente do arroz brasileiro, o "agulhinha". Chamado de nihon mai, o arroz japonês é de uma variedade asiática que precisa ser plantada em charcos, com muita água. O nihon mai é também um alimento de importante significado na cultura nipônica. Durante séculos o arroz foi usado como moeda no país. Os salários dos samurais eram pagos com arroz e senhores feudais tinham sua riqueza calculada por seus estoques de arroz. Até hoje lutadores de sumô são simbolicamente premiados com arroz. Mesmo a palha do arroz é considerada sagrada. No xintoísmo, religião nativa do Japão e base do folclore do país, cordas feitas de palha de arroz são usadas para demarcar locais, árvores e pedras onde acredita-se que haja uma divindade". (por Célia Sayuri Sano e Cristiane A. Sato - www.culturajaponesa.com.br)
3) Misoshiru - Caldo de pasta de soja



"O misoshiru é um dos pratos mais básicos da culinária japonesa, e curiosamente um dos que possui mais variações. Servido em tigelas pequenas, é tão básico que os japoneses tomam misoshiru no café da manhã, no almoço e no jantar, quando se segue um cardápio tradicional. No Japão é difícil tomar um misoshiru igual ao outro - cada província e cada cidade prepara a pasta e o caldo de uma forma levemente diferente da outra. Como o misoshiru é tomado pelos japoneses desde a mais tenra idade, em casa ou nas escolas, ele é também um prato que remete à infância. Na fase adulta, o misoshiru é quase uma necessidade quando se está resfriado, e algo que conforta o paladar e o corpo.


No Brasil há famílias que ainda fazem pastas de miso caseiras, mas a maior parte das pessoas consome pastas fabricadas. No país vende-se pasta de miso de fabricação nacional e importada do Japão. Há uma diferença fundamental entre ambas: as nacionais são levemente mais salgadas que as importadas. E há dois tipos básicos de pasta de miso: as mais escuras (ou "avermelhadas", chamadas de akamiso) e as mais claras ("brancas", embora na prática sejam caramelo-claro, chamadas de shiromiso).
Além da pasta de miso, algo fundamental para se fazer um misoshiru é o katsuo-konbu dashi, um caldo à base de alga marinha e peixe, básico para a maioria das sopas e consomês da culinária japonesa. Na falta dele, pode-se usar um caldo de peixe industrializado chamado hondashi".  (por Cristiane A. Sato - www.culturajaponesa.com.br)

0 comentários:

Postar um comentário

 
  • Da Minha Casa © 2012 | Designed by Designer Link com Atualizações Elícia Fragoso, in collaboration with Web Hosting , Blogger Templates and WP Themes