Gnocchi da Sorte

Bom dia meus amores!
Hoje o nosso tema é Gnocchi ou para nós brasileiros: nhoque

Ainda não tive coragem de preparar a massa em casa, pois preciso de um espaço um pouco maior que minha cozinha.



Acabei de descobrir que a batata só foi incorporada à receita entre os séculos  XVI e XVII e que originalmente essa delícia era feita apenas de farinha de trigo e semolina.

Deem só uma olhada no texto interessantíssimo que encontrei nas minhas navegadas:
(http://aguzzo.com.br/historia-gnocchi-ref-275.aspx)

"HISTÓRIA DO GNOCCHI DA SORTE
O gnocchi, famoso prato italiano, há tempos tem data marcada para ser degustado, todo dia 29 de cada mês. Segundo uma lenda, sabe-se lá onde surgiu, comê-lo neste dia traz sorte e fortuna. Acredita-se que a lenda tenha nascido na Itália, já que o prato é italiano,
Por magia ou superstição, cada vez mais, nos dias 29 as pessoas vão em sua busca. Saboreando esse prato, acreditam ter sorte pelos próximos 30 dias. Alguns comem apenas sete nhoques, mastigando sete vezes cada um. Outros devoram tudo, pois julgam importante não haver sobra.
A lenda mais conhecida conta que um andarilho, ao chegar a uma pequena cidade, bateu à porta de um casal de velhinhos no dia 29. Pediu um prato de comida e recebeu o alimento que tinham à mesa: GNOCCHI. Tempos depois, o andarilho retornou à casa para contar que após aquele dia passou a ter muita sorte e ganhou muito dinheiro.
RITUAL
No dia 29 de cada mês, deve-se colocar uma nota de dinheiro embaixo do prato de nhoque. Deve-se comer sete bolinhas do gnocchi (alguns o fazem de pé) mentalizando um pedido. Guarde a nota do dinheiro até o dia 29 do mês seguinte. Depois saboreie com prazer o resto do gnocchi do prato
Muitas pessoas repetem essa tradição e dizem que o prato ajudou a concretizar projetos, arrumar companhias ou favorecer reconciliações.
Vamos saber um pouco da história deste delicioso prato. Supõe-se que o gnocchi exista desde os antigos gregos e romanos. Mudando conforme os ingredientes da massa e do molho, o gnocchi começou a ser elaborado com várias farinhas, sobretudo de trigo, arroz e miolo de pão, todas misturadas com água, temperadas com sal e cozidas na água. Anos mais tarde, a massa foi enriquecida com espinafre, queijo e castanha. Após a introdução do milho na Itália, em meados do século XVI, surgiu o gnocchi de polenta. Mas foi a chegada da batata, entre os séculos XVI e XVII, que mudou a história do prato, tornando-se seu ingrediente mais importante, embora continuem prestigiados os gnocchi de farinha de trigo e semolina. No passado, era característico das cozinhas do norte e centro da Itália, mas hoje caiu em domínio nacional, venceu até a resistência dos napolitanos, adeptos irredutíveis do spaghetti e de outras massas longas".
Deliciem-se, aproveitem esse clima fresco. Massa e vinho sempre são uma combinação perfeita.

Beijos!

0 comentários:

Postar um comentário

 
  • Da Minha Casa © 2012 | Designed by Designer Link com Atualizações Elícia Fragoso, in collaboration with Web Hosting , Blogger Templates and WP Themes