OIIIIIIII poooovo!
Fiquei na dúvida na hora de escrever berinjela. É com J ou com G? Sempre tive essa dúvida na escola. Hahahaha . . . recorri imediatamente ao pai dos burros, nosso amigo Dicionário. É com J!!!!!!
Aí descobri outras curiosidades: é uma planta solanácea originária da Índia, isso significa que ela precisa de luz e calor para se desenvolver perfeitamente. Ela é uma dicotiledônea. Sua flor é roxa, seu fruto também e é comestível. Mas essa última a gente já sabia!! Se eu ainda bebesse, vocês diriam que eu tomei umas antes de escrever isso. Mas, foi só pra descontrair.
Fiz pesquisas sobre esse ingrediente e descobri coisas bem legais. Deem uma olhada. Lá no final tem receitinha Da Minha Casa (Fonte: http://www.cantinhovegetariano.com.br/)
Historiadores acreditam que a Índia é o local de origem da berinjela. Relatos do século V mostram que a China já a cultivava, mas tudo indica que o lugar mais provável da origem da berinjela é o sudeste asiático, devido à grande variedade de espécies encontradas ali.
Na Europa, a berinjela chegou no século VIII quando os Mouros invadiram a Espanha. A berinjela veio parar na América com a chegada dos exploradores espanhóis e portugueses.
A berinjela apresenta pouca gordura saturada e colesterol. É composta por vitamina A, vitaminas do complexo B (B1, B2 e B5), vitamina C, Vitamina K e minerais (cálcio, fósforo, potássio e magnésio). Apresenta pouquíssima caloria. Cada 100 gramas do vegetal cru tem cerca de 26 Kcal. Por este motivo, é uma excelente opção para quem quer eliminar peso.
A berinjela tem propriedades capazes de reduzir o colesterol, especialmente o LDL (conhecido como colesterol ruim), diminuir a pressão sanguínea, além de ser recomendada nos casos de artrite, diabetes e inflamações da pele em geral. Ela também é digestiva, nutritiva e laxante, sendo indicada em casos de desnutrição e prisão de ventre. Uma boa alternativa para o seu consumo é em forma de suco. Basta bater 1/4 de berinjela com o suco de duas laranjas.
Apesar de ter chegado na Europa no século VIII, a berinjela só foi aceita como alimento em toda a Europa no século XVIII. Primeiramente elas foram utilizadas pelos italianos e ingleses somente como planta decorativa. Conhecida como "maçã louca" a berinjela era acusada de causar insanidade. Os franceses, inclusive, acreditavam que ela seria capaz de causar epilepsia.
Na hora de comprar, sempre opte pelas berinjelas mais firmes e que apresentam uma coloração roxa uniforme, forte e brilhante. Nunca escolha as berinjelas com partes machucadas ou enrugadas. Também não compre as que estejam muito maduras, pois geralmente possuem sabor amargo. Para retirar o gosto amargo da berinjela, você deve cortá-la ao meio e esfregá-la com sal. Ou então, você pode deixá-la coberta com água e sal, limão ou vinagre, durante 15 a 20 minutos. Já para conservá-la, escorra a berinjela e seque com papel absorvente. Guardada na geladeira, dentro de um saco plástico, ela pode durar de uma a duas semanas.
não conhecia esse seu blog, hoje primeiro dia aki.
ResponderExcluiradorei!!!
Seja bem-vindo (a)!!!! Espero que goste das nossas dicas e compartilhe suas receitas com a gente também!
ResponderExcluir