Chá de hibisco - Já bebeu?

Queridos leitores,

eu amooo chá. A terrinha aqui é quente, então pensar num chazinho quente no fim da tarde nem pensar. A gente quer mais um mate gelado.
Mas aí conversando com a minha querida amiga Simone ela me apresentou o hibisco, quente ou frio é uma excelente pedida. E o que é mais legal já misturei com maçã desidratada e hortelã. Fica muito bom.

Aí eu que sou uma curiosinha nervosa fui atrás de informações do tal do hibisco.
Olha só o que eu descobri:


Hibisco:
É uma planta medicinal utilizada principalmente como hipertensivo e redutor de colesterol. Também atua em doenças de fígado e ajuda a impedir a oxidação de lipoproteínas de baixa densidade devido a seu forte caráter antioxidante
É composto por:
Ácidos orgânicos: ácidos tartárico, ácido málico, ácido hibisco, pigmentos (antocianinas), glicosídeos , mucilagens, flavonóides (hibiscina, Hibiscefina), 19 a 23% de proteínas, 19% a 22,8% de ácidos graxos (70% de ácidos graxos insaturados, sendo 44% acido linoléico), 39,5% a 42,6% de fibras, sais minerais, fósforo, magnésio e cálcio.
Seus efeitos: Anti-hipertensivo, diurético, antiinflamatório, gastroprotetor, laxativo, antitumoral (estudos em ratos), diurético, analgésico, fortalece o sistema imunológico, expectorante, fluidifica o suco biliar, digestivo, hipercolesterolemico (reduz o colesterol), prevenção de danos hepáticos, previne a oxidação de lipoproteínas de baixa densidade (↑ HDL e ↓ LDL), reduz a secreção de óleos das glândulas capilares.
Antes de qualquer estudo os hindus já utilizavam o hibisco:
- Anticaspa
- Produção de tinturas
- Refrescante para o corpo
Popularmente utilizado para perder peso, não existem estudos que comprovem esta indicação, mas os efeitos diurético, digestivo e laxativo podem estar associados à perda de peso.
Com características de clima tropical, floresce o ano inteiro (nas regiões quentes). Deve ser cultivado em solo fértil, com adubações periódicas, se possível e enriquecido com matéria orgânica com afim de uma floração exuberante. Não tolera geadas. Suporta a salinidade e o sombreamento parcial.
É a flor símbolo do Havaí e é largamente cultivado no Brasil do Oiapoque ao Chuí.
O hibisco é livre de cafeína e rico em vitamina C.



0 comentários:

Postar um comentário

 
  • Da Minha Casa © 2012 | Designed by Designer Link com Atualizações Elícia Fragoso, in collaboration with Web Hosting , Blogger Templates and WP Themes