A importância da avaliação física

BOA TARDE!
Hoje o dia começou cedo e estou cheia de energia.
Quero compartilhar muitas coisas com vocês para deixar nossa semana recheada de coisas novas e boas dicas.

Não é novidade pra ninguém que já faz um mês que precisei mudar minha rotina e alguns comportamentos para colocar minha saúde em ordem.
Além de muitos exames e acompanhamento nutricional e de endócrino antes de retomar minhas atividades físicas passei por uma avaliação física. Adorei, pois além das informnações que os exames apresentaram pude ter um programa de treinamento desenvolvido pra mim juntando todas essas informações. Me sinto muito mais segura e sei que estou no caminho certo para reconquistar minha saúde.
Algumas pessoas podem estar lendo e pensando: "Mas a minha saúde está ótima", "Meus exames estão ok", isso não significa que não precise de uam avaliação física periódica.
Para cada objetivo seja ele estético ou não você precisa saber como está seu corpo e o que pode ser feito para atingir mais rápido os resultados desejados.
Tenho o privilégio de ter uma equipe muito competente cuidando de mim: Dra Mara, Dra Thais, Dedê Campos, Fabiola, Felipe e toda equipe da Academia Persona.


Abaixo um artigo bem interessante sobre avaliação física. Consciência corporal vai além da beleza.
Fonte: www.corpoperfeito.com.br › ARTIGOS
“A avaliação física é um importante processo no treinamento esportivo ou ainda, na prescrição de exercícios físicos para saúde ou estética. Através dela, o profissional de Educação Física poderá identificar possíveis fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares (tabagismo, hereditariedade, alteração no colesterol, alteração do açúcar no sangue, sedentarismo, dentre outros). Além disso, poderá, ainda, avaliar a maior necessidade do individuo, seja para melhora do desempenho esportivo, aumentar o VO2máx, reduzir peso ou ainda reduzir percentual de gordura.
Através da avaliação, o profissional de Educação Física terá parâmetros para identificar a melhor atividade para o aluno e também a intensidade e a freqüência desses exercícios para que se trabalhe dentro da zona de treinamento, a qual é individual.
A reavaliação deverá ser realizada após um período de no mínimo 60 dias de exercícios físicos, para identificação dos resultados. Assim, o profissional analisará se será necessária a mudança do programa de exercícios ou poderá mantê-lo, alterando apenas a quantidade a ser realizada.

Quais os itens de uma Avaliação Física?
Os principais são:
- Anamnese (entrevista)
- Altura
- Peso
- Índice de massa corpórea (IMC)
- Relação Cintura x Quadril
- Percentual de Gordura
- Percentual de Massa Magra
- Circunferências
- Teste ergométric

Devem ser levados em consideração também os para uso fisioterapêuitco:
- Avaliação Postural
- Encurtamentos Musculares
- Diâmetro ósseo
- Dores articulares

Dicas
- Faça Avaliação Física e, periodicamente, uma reavaliação. Desta forma, você sempre saberá se seus objetivos estão sendo alcançados e ainda previne problemas com sua saúde.
- Utilize um frequencímetro durante o exercício, a fim de saber se está nafrequencia cardíaca certa para atingir seu objetivo.
- Procure um profissional de Educação Física habilitado (formado e com registro no CREF), para orientá-lo durante os exercícios, bem como prescrevê-lo.”

0 comentários:

Postar um comentário

 
  • Da Minha Casa © 2012 | Designed by Designer Link com Atualizações Elícia Fragoso, in collaboration with Web Hosting , Blogger Templates and WP Themes