Você sabe o que é Macaron?

Ai ai e cada dia que passa esse nosso espaço vai ficando mais gostoso!

Thessa Cecílio é um ser iluminado, é uma artista na arte de cozinhar. É caprichosa e talentosa demais.
Fico muito feliz e honrada em poder compartilhar nosso blog com suas delícias. Sou uma aprendiz da arte gastronômica e essa mulher me ensina muito, mas muito mesmo. Acho que nem ela sabe o tamanho da minha admiração.

Vou começar o Espaço Ateliê Thessa Cecílio falando dessas gostosuras chamadas Macarons. Quando comecei a escrever lembrei na hora de um outro querido que há muito tempo não vejo, Felipe Costa Curta. Foi ele que me contou que essas maravilhas existiam. Não é porque eu escrevo sobre comida e gosto de encarar a cozinha que preciso saber de tudo né? Ainda bem que não sei de tudo, assim posso compartilhar com vocês tudo que vou aprendendo. Durante minhas pesquisas descobri algumas curiosidades sobre essas delícias.

É um charme e uma delícia ter esses doces no seu aniversário, casamento, chá de bebê, para receber amigas. É colorido e muito saboroso.

Você sabia que o Macaron era conhecida como "Doce da Rainha"?
Que a base de sua massa é de amêndoas?
E que de novo a Itália (terra dos meus ascendentes!!) está envolvida na criação dessa gostosura?
Então olha só que história interessante:

"Os macarons são pequenos suspiros preparados com farinha de amêndoas. Possuem uma casquinha crocante e interior macio. Existem inúmeras variações de sabores e cores, incluindo até sabores salgados. Existem controvérsias sobre a origem dessa iguaria, não se sabe ao certo onde nem quando surgiu. Existem arquivos que afirmam que a receita original seja italiana e surgiu em algum monastério, sem uma data precisa. Durante a Renascença, Catarina de Médici, ao casar-se com Henrique, Duque de Orleans, apresenta essa guloseima à Corte Francesa. Contudo, os franceses, afirmam que a receita já era confeccionada anteriormente nos monastérios de Cormery, França, desde o ano de 791. Independente da origem, os macarons eram apenas "biscoitos" de amêndoas sem recheio.

Durante o séc. XVII os macarons foram comumente confeccionados pelas Carmelitas, que seguiram os princípios de Theresa D’Ávila: “Amêndoas são boas para as jovens que não comem carne.” Durante a Revolução Francesa, duas freiras especializaram-se no preparo e comercialização dos macarons, tornaram-se famosas e passaram a ser chamadas de Souers Macaron (Irmãs Macaron).
Já no séc. XX, Pierre Desfontaines, fundador da famosa Pâtisserie Ladurée introduz um recheio cremoso aos macarons, que assumem assim a forma como o conhecemos atualmente".






0 comentários:

Postar um comentário

 
  • Da Minha Casa © 2012 | Designed by Designer Link com Atualizações Elícia Fragoso, in collaboration with Web Hosting , Blogger Templates and WP Themes