O que é harmonização?

Gente, quando eu morava em Sp bebia e apreciava muitos vinhos. O clima ajudava bastante e eu muito preconceituosa não bebia vinho branco nem espumantes.
Quando voltei para Uberaba com o calor que faz por aqui aumentei meu gosto pela cerveja.
Aí tive a oportunidade de conhecer e trabalhar para um casal maravilhoso - Simone e Fernando, donos de uma das mais belas lojas da cidade (Armazém Mais Brasil) e eles fizeram o gosto e o paladar para os vinhos voltar de uam maneira impressionante. Hoje bebo brancos e espumantes além de apreciar os tintos, é claro!

Pesquisando nesse mundão chamado internet encontrei um artigo bem interessante para nós iniciantes na arte de apreciar, estudar e degustar vinhos e quero muito compartilhar com vocês.


"O vinho é uma bebida popular e muito importante no acompanhamento de vários pratos da culinária mundial, desde a regional mais simples e tradicional até as mais sofisticadas e complexas. O vinho é importante na cozinha não apenas por ser uma bebida, mas como um agente que realça os sabores da boa comida.
É muito importante que haja uma boa harmonia entre o vinho e a comida. Como regra geral as carnes e massas devem ser acompanhadas por vinhos tintos enquanto os peixes e frutos do mar ficam melhores com os vinhos brancos. Porém isso nem sempre é verdade. O que se deve levar em consideração ao escolher o vinho é o qualidade e o sabor dos ingredientes do prato que se vai degustar. Um alimento feito à base de temperos fortes, seja carne ou peixe, deve ser acompanhado com um vinho igualmente encorpado enquanto um prato mais leve merece um vinho leve. Essa boa combinação entre o prato e o vinho chama-se harmonização".

A imagem foi extraída do site da Viña Tarapaca no Chile. Vale a pena conhecer e degustar.



0 comentários:

Postar um comentário

 
  • Da Minha Casa © 2012 | Designed by Designer Link com Atualizações Elícia Fragoso, in collaboration with Web Hosting , Blogger Templates and WP Themes