AZEITE nosso de todo dia

BOM DIAAAA CAMBADA ANIMADA!
Ontem fiquei o dia toido envolvida com algumas questões pessoais e médico e hospital e não pude cumprir com aminha agenda e com vocês.
É claro, que ainda não sabem a origem dos meus piripaques (espero que sejam só piripaques) e por isso até quarta-feira da próxima semana estarei fazendo "trocentos" exames.
mas hoje é sexta-feira, aqui o dia está lindo, vou conhecer uma amiga virtual muito linda e estou cheia de energia.

Por isso esse blog hoje vai bombar!!!!

Vou começar nossas dicas falando do bom, velho e maravilhoso azeite.
Ouvimos um milhão de coisas sobre ele. Já foi vilão, hoje é o mocinho. Azeite quente? Azeite frio?
Descobri o óbvio! Tudo equilibrado pode. Então não existem vilões, existem pessoas desiquilibradas.
Kkkkkkkk

Qual a fonte das minhas informações? Caderno COMIDA - Folha de São Paulo - quarta-feira - 04/07/2012

"O grau de acidez do azeite é imperceptível ao paladar humano. Essa característica é identificada apenas em laboratórios" (Isaac Azar - dono do Restaurante Paris 6)

"O azeite de oliva pode ter acidez baixa, mas sofre processo químico. O extravirgem é o melhor que existe". (André Castro - dono do restaurante D'Olivino)

Diferenças entre azeite extravirgem, virgem e de oliva

  1. Extravirgem = é obtido por meio da primeira prensagem a frio das azeitonas, sem passar por processo químico. O grau de acidez fica entre 0,1 e 0,8%.
  2. Virgem = o azeite que tem acidez entre 0,9 e 2%, o que se constata após análise laboratorial. Costuma ser mais barato que o extravirgem.
  3. De Oliva = por vezes, até pode apresentar baixa acidez, mas tem qualidade baixa. isso porque passa por processos químicos após prensagem. recebe adição de azeite virgem.

Mesmo comprando azeites de qualidade ele pode perdê-la se você não cuidar direito.

Três dicas importantes:
  1. Prefira as garrafas de vidro. Alguns produtores, acreditam que as embalagens metálicas podem romper o euilíbrio de aromas e sabores.
  2. Não deixe exposto à luz. A grande incidência de luz acelera a perda de aromas e sabores.
  3. O azeite fechado mantem cor, aroma e sabor um ano após sua fabricação e depois de aberto deve ser consumido em 3 meses. Diferente do vinho dê preferência aos azeites jovens.



0 comentários:

Postar um comentário

 
  • Da Minha Casa © 2012 | Designed by Designer Link com Atualizações Elícia Fragoso, in collaboration with Web Hosting , Blogger Templates and WP Themes