Eu Vejo Flores em Você! - Matéria Especial Mulher - out/2012


Queridos Leitores,

aqui está a minha coluna de Gastronomia da Revista Especial Mulher lançada em outubro/2012.
Fico cada dia mais feliz em saber que vocês estão acompanhando o trabalho e gostando das receitas e dicas.


 
“EU VEJO FLORES EM VOCÊ!”
Flores à mesa
 
Olá queridas leitoras,
 
E ela chegou! Primavera! Estação das flores, da beleza, do recomeço, dos jardins floridos, das pessoas mais felizes, da preparação para o verão, e claro como não podemos deixar de falar, de lembrar que o ano está acabando. Mas o fim do ano é assunto pra próxima edição.
 
Quero começar contando que as flores além de enfeitar e perfumar podem ser comidas.
Podemos preparar lindas saladas com flores comestíveis. É a oportunidade de aprimorar o paladar e deixar nossas mesas cada vez mais bonitas.
Para alguns pode parecer exótico, estranho e até sem gosto. Mas precisamos quebrar os paradigmas na cozinha. O bom de inventar moda e fazer arte na cozinha é que essa arte é comestível. E podemos criar e preparar o que vier à nossa mente.
 
Flores como capuchinha, amor-perfeito, hibisco, rosa e calêndula, são cada vez mais usadas no preparo de saladas ou pratos quentes. E você pensou que só serviam pra enfeitar né? Mais uma curiosidade: você sabia que couve-flor, brócolis e alcachofra são na verdade, inflorescências ou pedúnculos florais, mais próximas, portanto, do capítulo botânico das floricultura, não das hortaliças? Então mesmo sem saber, você já come flores. Agora é só variar o cardápio.
 
Abaixo uma tabela bem interessante sobre as mais conhecidas e consumidas:
 
DELICADA PRESENÇA
As flores comestíveis não têm sabor parecido e algumas se transformam em bons temperos. Suas pétalas ou pequenos buquês emprestam um perfume sutil aos pratos
AMOR-PERFEITO | Faz parte da família das violetas e seu uso é indicado na forma de xaropes para doces e licores. Suas pétalas mergulhadas em vinagre de vinho branco, com um mês de descanso, vira tempero
BORAGO | O azul arroxeado da flor é procurado para a finalização de receitas. Mas suas pétalas, que ficam cor-de-rosa com o passar do tempo, podem ser usadas no preparo de bebidas, sopas e molhos
CALÊNDULA | É parecida com a margarida e conhecida por seu uso em cosméticos e pomadas. Na cozinha, pode substituir o legítimo açafrão desde que usada em grandes quantidades. Combina com sopas e peixes
CAPUCHINHA | Suas tonalidades variam do amarelo ao vermelho e o sabor é apimentado. Lembra um pouco o agrião ou a mostarda, e por isso é muito usada em saladas. Ela acompanha bem carnes e massas
ROSA | As mais usadas são as minirrosas para decoração. Nas receitas, são usados o óleo essencial da flor, o xarope ou a água aromatizada, que estão presentes em vários doces da cozinha árabe
 
Dicas para um cardápio colorido
 
UM CARDÁPIO COLORIDO
>>> SEMPRE FRESCAS
Compre as flores fornecidas no mesmo dia pelo produtor e conserve na geladeira. Caso contrário, elas perdem o viço e as pétalas se enchem de pintinhas escuras.
(Fonte: Ervas Dei Falci, MG)
>>> AO ALCANCE DA MÃO
As flores comestíveis são fáceis de plantar e manter, sem falar na resistência ao sol e ao vento, o que as torna perfeitas até em terraços de apartamentos. Para um cultivo caseiro, utilize vasos com no mínimo 20 centímetros de altura, furados na parte inferior. Espalhe uma camada de pedriscos dentro deles, depois areia e, por cima, a terra. Tire a muda do saquinho, centralize no vaso e pressione o torrão de forma que a parte florida fique um dedo acima da borda do recipiente. Escolha um local que receba sol pelo menos quatro horas por dia e regue diariamente.
(Fonte: Sabor de Fazenda, SP)
>>> CONSUMO CONSCIENTE
A maneira mais fácil de usar as flores é espalhá-lhas nas saladas. Mas elas podem entrar na composição de sopas, pudins e sobremesas. As de alfazema e de rosas misturadas com açúcar aromatizam biscoitos e bolachas. Porém, tenha cuidado na escolha das flores, porque muitas delas são venenosas ou tóxicas. Por isso, elas devem ser cultivadas pela própria pessoa ou adquiridas de produtores que se dedicam ao cultivo orgânico, e não no comércio de floricultura.
(Fonte: Gil Felippe, botânico)
 
Salada “Amor-Perfeito” (porção individual)
·         1 folha de alface mimosa roxa
·         1 folha de alface americana
·         3 cabinhos de agrião
·         1 unidade de manga
·         6 unidades de morango
·         6 pétalas de amor-perfeito
Para acompanhar - Vinagrete de maracujá
- 100 ml de azeite extra virgem
- 50 ml de suco de maracujá – pode ser concentrado
- 30 ml de água
- 1 colher (café) de sal
- 1 colher (café) de pimenta do reino branca moída
Modo de Preparo
Lave bem as folhas e as rasgue em pedaços. Para começar a montar, utilize o agrião nas laterais do prato, dispondo todas as folhas, uma ao lado da outra, de modo a formar uma estrela. Corte a manga em cubinhos. Corte os morangos em pedaços. Espalhe as frutas sobre as folhas. Regue com vinagrete. Decore com as pétalas de amor-perfeito.
Vinagrete: bata os ingredientes no liquidificador.
 
Mas além das flores vamos pensar no que harmonizar com elas?
 
O calor está chegando e nada mais gostoso que um delicioso vinho branco ou rosé bem gelado para acompanhar tudo isso.
Moramos em um país tropical e dependendo da época do ano encarar um bom tinto encorpado pode não ser a melhor opção. Temos vinhos brancos e rosés de altíssima qualidade e precisamos novamente quebrar o paradigma e aproveitar mais dessa deliciosa bebida.
 
Mas eu não posso deixar também de fazer uma analogia e mostrar algumas flores que apareceram na minha vida e que além de mulheres muito especiais são empresárias, mães, filhas, esposas e mandam muito bem na cozinha.
Meninas, não fiquem com ciúmes. Em toda edição teremos espaço para compartilhar um pouco do meu jardim.
 
KARINE FEDRIGO
Empresária e professora universitária
 
Filezinho de Frango ao molho de Limão Siciliano com purê de mandioquinha e tiras de alho poró

Filé de frango
1 Kg de filé de frango
2 dentes de alho
2 xícaras de chá de farinha de trigo
Sal a gosto
Pimenta a gosto
Suco de dois limões siciliano
Óleo

Alho Poro
1 unidade picado em tiras
2 colheres de sopa de azeite
 
Purê de mandioquinha
1 Kg de mandioquinha (batata aipo ou batata baroa)
Sal a gosto
2 colheres de sopa de manteiga
2 xícaras de chá de leite

Modo de preparo
Tempere os filés de frango e passe na farinha de trigo. Coloque pouco óleo para fritar. Após fritá-los na mesma panela coloque o suco dos limões siciliano e deixe engrossar.
Refoque o alho poro no azeite. Para o purê, cozinhe as mandioquinhas, passe-as em um espremedor de batata até virar uma massa, derreta a margarina e junte a massa da mandioquinha, o sal e o leite.


MARISTELA
Administradora
 
 
Salada de berinjela
 
Ingredientes:
2 berinjelas médias com casca
2 cebolas médias
1 pimentão vermelho
1 pimentão amarelo
100 g de uva passa branca sem semente
2 dentes de alho fatiados em lâminas finas
Cheiro verde à gosto
1 colher (chá) de sal
1/3 chávena de molho inglês
1/3 chávena de molho shoyu
Azeite à gosto
 
Modo de preparo:
Corte as berinjelas, cebolas e pimentões em cubinhos pequenos (1 cm), coloque em um recipiente que pode ser levado ao microondas, acrescente as passas, o alho, tempere com o sal, molho inglês e molho shoyu. Cubra o recipiente com papel manteiga ou papel toalha leve ao microondas por aproximadamente 25 minutos, pausando a cada 8 minutos para mexer. Retire do microondas, acrescente o cheiro verde e regue com o azeite. Sirva gelada com pão sírio ou pão italiano.
Dica: para acompanhar, vinho branco.

Dede Campos
Empresária e Personal Trainer
 
Suco Antioxidante

Rico em vitamina A, B6 e C favorece o aumento da imunidade, tem ação antiinflamatória e auxilia no funcionamento do sistema digestivo. O suco possui antioxidantes que combatem os radicais livres.

Ingredientes:

1 beterraba pequena sem casca e devidamente higienizada

1 maçã pequena sem casca e sem sementes

3 raspas de gengibre

1 copo de suco de laranja sem sementes

Modo de preparo:

Bata tudo no liquidificador com algumas pedras de gelo, coe e sirva.


0 comentários:

Postar um comentário

 
  • Da Minha Casa © 2012 | Designed by Designer Link com Atualizações Elícia Fragoso, in collaboration with Web Hosting , Blogger Templates and WP Themes