Molho BAGNA CAUDA

Gente, minha queridissima irmã-amiga Fernanda Angotti, postou uma salada com esse molho, e depois de ver a foto não resisti e copiei o molho.
Isso não poderia faltar no nosso blog.

Sugestão para acompanhar:
Salada de mini folhas alface crespa, alface roxa e rúcula, legumes crus picados em cubos ou em palito, carpaccio bovino e endívias, polenta frita.

O que é Bagna Cauda?
Molho quente típico piemontês feito com alho, azeite de oliva, creme de leite fresco, manteiga e anchovas.

Curiosidade:

"No dialeto piemontês, falado no Norte da Itália, bagna significa molho e cauda, quente. Na verdade é uma fondue típica da região, preparada com um molho quente de manteiga, alho, anchova, orégano e tomilho, temperado com sal e pimenta, e encorpado com creme de leite fresco. Nesse molho, são mergulhados legumes cortados em palito e biscoito grissini." (http://www.egasrs.com.br/central-do-aluno/glossario/Gloss%C3%A1rio-1/B/Bagna-Cauda-18/) 


Ingredientes:

12 filés de anchovas salgados
9 dentes de alho descascados
150 ml de azeite de oliva extravirgem
200 ml de leite

Modo de preparo:

Pique os filés de anchova bem miudinho e reserve. Numa panela, coloque os dentes de alho e o leite. Cozinhe por cerca de 20 minutos em fogo baixíssimo, até que o alho fique macio e perca a acidez. Retire os dentes da panela e amasse com um garfo, formando uma pasta. Misture essa pasta com as anchovas e o azeite e leve para aquecer em fogo muito baixo, por cerca de 5 minutos, mexendo para incorporar os ingredientes, sem deixar queimar. A idéia é mergulhar lascas de pimentão ao forno, batata assada, coração de alcachofra e couve-flor cozidos, erva-doce, cenoura e aipo crus ou quadradinhos de polenta frita e pão italiano nesse molho quente.
Dica: para obter uma bagna cauda um pouco mais espessa, adicione 1 ou 2 colheres de sopa de creme de leite fresco ao fim do cozimento.


Origem da receita: http://www.baressp.com.br/receitas/gastronomia/comida/bagna-cauda

Foto by: globeholidays.net

0 comentários:

Postar um comentário

 
  • Da Minha Casa © 2012 | Designed by Designer Link com Atualizações Elícia Fragoso, in collaboration with Web Hosting , Blogger Templates and WP Themes