Diário da Lili - É Tempo de mudar - Capítulo 3

Bom dia meus queridos (as)!

Semana passada não escrevi no Diário da Lili. Tive dias difíceis e fiquei pensando como compartilharia com vocês.
Já venho falando que estou em tempo de mudança, que vou me transformar, então vamos lá: vou fazer uma cirurgia bariátrica. Há um ano venho falando sobre isso com mais seriedade e pensando nessa mudança. Esse excesso de gostosura está realmente fazendo mal para minha saúde. Estou com problema no fígado, com IMC alto, me sentindo cansada, deixando isso interferir na minha autoestima. Isso é muito ruim. Procurei ajuda de médicos amigos para conversar sobre todo processo.

Nesse momento de transformação, de lagarta para borboleta, descobri e aceitei que precisamos sim de ajuda. E a equipe que está cuidando de mim é realmente maravilhosa. Se eu não tivesse essas pessoas maravilhosas comigo a minha ansiedade já teria me consumido e eu teria explodido igual a mulher da Saramandaia. Dr. Juverson (Me transmite tranquilidade), Dra Thais Moscardini (a sua delicadeza é ímpar), Dr. Wilson Carneiro, Dr. Samir Idaló, Lúcia Linda (minha terapeuta), Dra. Danielle (Essa nutricionista é maravilhosa), Mayra (Fisioterapeuta - me aguenta com toda falta de vontade no Pilates, quando eu apareço), Fabíola Pacheco - amiga querida incentivadora e coordenadora da equipe do Espaço Gaia. A todos vocês minha eterna gratidão! É claro que aqui estou falando da equipe médica. Mas não posso esquecer de toda equipe do Colégio Nossa Senhora das Dores, minha segunda casa, onde aprendi a ler e escrever e hoje ajudo na formação de crianças e adolescentes. Do meu marido, mais ansioso que eu que às vezes não sabe o que fazer com tanta ansiedade junto (TE AMO INFINITAMENTE), Minha irmã e minha sobrinha (sem elas eu não seria nada), amigos e parentes com quem já falei sobre isso.

Já ouvi váaaarios depoimentos. Eles variam de super incentivo a desânimo total.

Ouvi coisas do tipo:
"Mas isso é necessário mesmo?"
"Não faça que você vai morrer!"
"Ah, todo mundo que faz depois engorda de novo!"
"Quem faz essa cirurgia fica triste, perde o brilho!"
"Que lindo faça mesmo!"
"Que ótimo cuide-se, te dou a maior força!"
"Olha, o problema é o pós operatório!"
E por aí vai . . . . .

Sabe o que me mais me chamou a atenção? É que os depoimentos "negativos" vieram de pessoas que nunca foram gordas ou que até estão um pouco acima do peso e que vão continuar assim, por opção, sabe lá quais os seus motivos.

Já as palavras positivas vieram de pessoas que fizeram a cirurgia e estão muito felizes com sua nova casa, com seu novo corpo. Foram muito mais amenos ao falar sobre pós operatório e novo estilo de vida. Olham pra mim com os olhos brilhando e com aquela cara de "vai dar tudo certo".

Vários são os motivos que levam uma pessoa a engordar. E tenho feito descobertas maravilhosas na terapia. Minha terapeuta é iluminada e me ilumina também. Os mais céticos e magros dirão: "come demais, não tem controle, faz escolhas erradas!" OK. Resumindo é isso mesmo. Mas onde essas escolhas começaram, quais fatores levaram você a escolher, por que esse ou aquele alimento te saciam mais. São descobertas individuais, familiares, sociais, culturais. Como psicóloga nunca tinha pensado tão seriamente sobre isso. Não é simplesmente um, caso de reeducação alimentar. Vai muito além disso.

Estou muito ansiosa para conhecer esse novo eu que não vai deixar de ser eu. Muito filosófico talvez, mas é assim que estou me sentindo nos últimos dias.

Caramba, ficaria horas escrevendo aqui, mas tudo tem seu tempo e sua hora. E precisamos ir devagar até mesmo com as palavras.

Semana que vem tem mais!
:)

4 comentários:

  1. Ola, tudo bem? eu gostaria de conversar um pouco com vc, se for possivel. Sou de Uberaba tambpem e estou fazendo os exames pré-operatórios para o sleeve com o dr. Juverson. Vc teria um tempinho pra gente papiar? Gostaria de saber como foi, como vc passou..enfim, um pouco das duvidas que, certamente, vc tb teve. Meu nome en Carol!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carol, que bom ler sua msg. Claro que podemos papear. Manda um e-mail pra mim que respondo com meu whats e marcamos de nos conhecermos e prosear sobre as novas mudanças. ligia.altiva@gmail.com

      Excluir
  2. Oii tudo bem?
    Estou com muitas dúvidas sobre a cirurgia e gostaria de seu apoio, me passa seu email por favor, Deus te abençoe..beijos Carol

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que podemos conversar Carol. Me mande um e-mail que fica mais fácil e menos exposto, o que acha?
      ligia.altiva@gmail.com

      Excluir

 
  • Da Minha Casa © 2012 | Designed by Designer Link com Atualizações Elícia Fragoso, in collaboration with Web Hosting , Blogger Templates and WP Themes