Berinjela ao forno Da Minha Casa

OIIIIIIII poooovo!

Fiquei na dúvida na hora de escrever berinjela. É com J ou com G? Sempre tive essa dúvida na escola. Hahahaha . . .  recorri imediatamente ao pai dos burros, nosso amigo Dicionário. É com J!!!!!!

Aí descobri outras curiosidades: é uma planta solanácea originária da Índia, isso significa que ela precisa de luz e calor para se desenvolver perfeitamente. Ela é uma dicotiledônea. Sua flor é roxa, seu fruto também e é comestível. Mas essa última a gente já sabia!! Se eu ainda bebesse, vocês diriam que eu tomei umas antes de escrever isso. Mas, foi só pra descontrair.

Fiz pesquisas sobre esse ingrediente e descobri coisas bem legais. Deem uma olhada. Lá no final tem receitinha Da Minha Casa (Fonte: http://www.cantinhovegetariano.com.br/)

A berinjela é um dos vegetais mais frequentes nos cardápios vegetarianos. E não é por menos. Além de ser uma excelente fonte de vitamina B6, vitamina K, magnésio e fibras, apresenta uma série de propriedades medicinais. E por conter baixa caloria é uma ótima opção para quem quer eliminar peso.


Origem

Historiadores acreditam que a Índia é o local de origem da berinjela. Relatos do século V mostram que a China já a cultivava, mas tudo indica que o lugar mais provável da origem da berinjela é o sudeste asiático, devido à grande variedade de espécies encontradas ali.

Na Europa, a berinjela chegou no século VIII quando os Mouros invadiram a Espanha. A berinjela veio parar na América com a chegada dos exploradores espanhóis e portugueses.

Propriedades Nutricionais

A berinjela apresenta pouca gordura saturada e colesterol. É composta por vitamina A, vitaminas do complexo B (B1, B2 e B5), vitamina C, Vitamina K e minerais (cálcio, fósforo, potássio e magnésio). Apresenta pouquíssima caloria. Cada 100 gramas do vegetal cru tem cerca de 26 Kcal. Por este motivo, é uma excelente opção para quem quer eliminar peso.

Propriedades Medicinais

A berinjela tem propriedades capazes de reduzir o colesterol, especialmente o LDL (conhecido como colesterol ruim), diminuir a pressão sanguínea, além de ser recomendada nos casos de artrite, diabetes e inflamações da pele em geral. Ela também é digestiva, nutritiva e laxante, sendo indicada em casos de desnutrição e prisão de ventre. Uma boa alternativa para o seu consumo é em forma de suco. Basta bater 1/4 de berinjela com o suco de duas laranjas.

Curiosidades

Apesar de ter chegado na Europa no século VIII, a berinjela só foi aceita como alimento em toda a Europa no século XVIII. Primeiramente elas foram utilizadas pelos italianos e ingleses somente como planta decorativa. Conhecida como "maçã louca" a berinjela era acusada de causar insanidade. Os franceses, inclusive, acreditavam que ela seria capaz de causar epilepsia.

Dicas

Na hora de comprar, sempre opte pelas berinjelas mais firmes e que apresentam uma coloração roxa uniforme, forte e brilhante. Nunca escolha as berinjelas com partes machucadas ou enrugadas. Também não compre as que estejam muito maduras, pois geralmente possuem sabor amargo. Para retirar o gosto amargo da berinjela, você deve cortá-la ao meio e esfregá-la com sal. Ou então, você pode deixá-la coberta com água e sal, limão ou vinagre, durante 15 a 20 minutos. Já para conservá-la, escorra a berinjela e seque com papel absorvente. Guardada na geladeira, dentro de um saco plástico, ela pode durar de uma a duas semanas.

Agora é hora de receita: Berinjela ao forno Da Minha Casa

Ingredientes:
- 1 berinjela cortada em rodelas com mais ou menos 1 cm
- 1 tomate cortado em rodelas
- Queijo branco
- Orégano a vontade
- Molho de tomate à vontade (pode ser molho pronto, mas dê preferência aos caseiros)
- 1 fio de azeite

Modo de preparar:
- Deixe as rodelas de berinjela de molho e vá trocando a água à medida que ela escurece. Isso tira a acidez. repita essa operação umas 5 ou 6x. Escorra bem e inicie a montagem do prato.
- Unte uma assadeira com 1 fio de azeite, e um pouco de molho.
- Coloque algumas rodelas de berinjela, coloque as rodelas de tomate, 1 fatia de queijo em cada rodela, orégano, cubra com as outras rodelas de berinjela, jogue o molho e leve ao forno por aproximadamente 20 minutos.
- Sirva a seguir.

Foto by Ligia Del Nery

Foto by Ligia Del Nery

Foto by Ligia Del Nery





2 comentários:

  1. não conhecia esse seu blog, hoje primeiro dia aki.
    adorei!!!

    ResponderExcluir
  2. Seja bem-vindo (a)!!!! Espero que goste das nossas dicas e compartilhe suas receitas com a gente também!

    ResponderExcluir

 
  • Da Minha Casa © 2012 | Designed by Designer Link com Atualizações Elícia Fragoso, in collaboration with Web Hosting , Blogger Templates and WP Themes