Dica de vinho para hoje: Primitivo di Manduria

Bom dia gente!
Hoje me deu uma vontade de beber vinho, mais que o normal! :)
Deve ser devido a noite fria de ontem. Que delíciaaa! Edredons macios, vários travesseiros, um filme lindo "Meia-Noite em Paris", um belo linguine a bolognesa, o maridão paparicando, só faltou o vinho!

Um dos nossos parceiros é o Armazém Mais Brasil e lá pego algumas dicas para passar para vocês com a Sommelière Simone Vitor Resende Caixeta.

O vinho dessa semana é italiano e da uva primitivo.

Sempre gostei de história e não posso deixar de contar um pouco sobre a uva, sua origem, cor, sabor. Quando comecei a me atrever nessa bebida não sabia nada. Só conhecia Cabernet Sauvignon e hoje me atrevo a degustar alguns e até criticar outros. Claro que tive professores ótimos (Simone, Fernando e Andressa) e só faço isso baseada no meu paladar.

Sempre falo da minha ascendência italiana e da minha paixão por esse país. Então nada mais óbvio doq ue eu começar as dicas de vinhos com um vinho italiano né? esse não é da região da minha família. Muito pelo contrário, é do Sul e nós somos do Norte. Para os mineiros de plantão é pior que a rixa entre Beraba e Berlândia! huahuahauhauhauaua

Uva Primitivo
A uva Primitivo reina quase absoluta na Puglia, mas é na região di Manduria que mostra suas melhores qualidades. A Puglia é o que se chama de calcanhar do mapa da Itália. Região banhada pelo Mar Jônico e pelo Adriático. Seu longo e belo litoral está entre os mais lindos da Itália. A mais representativa Primtivo vem da Manduria, região ao sul da Puglia e a 10 quilômetros do Mar Jônio.


Produzido a partir de vinhas velhas e de uvas super maduras, o resultado é uma mistura explosiva de muita fruta, maciez e álcool.
Essa uva é conhecida na Califórnia como Zinfandel tem coloração vermelha com reflexos violetas. De aroma leve e marcante, em boca é agradável, encorpado, harmonioso, com taninos aveludados.
A Itália é o líder mundial de vinho, produz e consome mais vinho que qualquer outro país no mundo. Há 1,2 milhões de vitivinicultores italianos e o consumo per capita é de 104 litros por pessoa. Os vinhos italianos correspondem a 60% dos vinhos importados pelos EUA e os vinhos também são exportados para a Alemanha e para a França. A expansão dos vinhos italianos é surpreendente, tanto pela quantidade dos tipos de uva como pelos estilos diferentes de vinhos


Essas duas garrafas que postei aqui você encontra no Armazém Mais Brasil e são deliciosos.

2 comentários:

  1. Ligia, obrigada pela dica.
    Eu estava a procura de um bom vinho para presentear um amigo!
    Adorei a dica...
    Beijos... LILI...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lili, que bom que gostou. Espero que você possa provar o seu presnete junto com o amigo. Você vai adorar! Tenha uma linda semana! Acabei de colocar nova postagem!

      Excluir

 
  • Da Minha Casa © 2012 | Designed by Designer Link com Atualizações Elícia Fragoso, in collaboration with Web Hosting , Blogger Templates and WP Themes