Pastas de entrada - história e receitas

BOM DIAAAAAAAA!
Gente, toda semana coloco uma receitinha de aperitivo.
Hoje vou contar um pouco da história de algumas delas.


Como boa descendente de italianos, aqui não pode faltar sardela.


Itália
A sardela é uma mistura de pimentão, pimenta e alice - fala alitche. Na Itália usa-se anchovas - na verdade filhotes delas e aqui no Brasil substituiram as anchovas pela sardinha. Já aviso: não fica a mesma coisa, NUNCA!. Sua origem pode estar ligada ao "garum", fermentado a base de peixe preparado na antiguidade greco-romana. A melhor sardela que já tive o prazer de experimentar não está em nenhum restaurante típico, mas na casa da Tia Pina. E isso é para poucos. Pesquisei muito na internet até encontrar uma receita que possa se aproximar da verdadeira sardela no blog: http://italianadas.blogspot.com.br/2008/12/sardela-italiana-ou-brasileira.html
A história contada lá é ótima. Vale a pena acessar!

Grécia
A coalhada e a berinjela são ingredientes muito usados em pastas na Grécia. Eles chegaram à região com a ajuda dos árabes. A coalhada é servida com pepinos e e a berinjela é ingrediente da "melitzanosalata". Outra pasta bem comum é feita de batata e alho.


Países árabes
A colônia árabe em Uberaba é muito grande e temos a chance de experimentar essas delícias seja em restaurantes ou até mesmo na casa de amigos com bastante frequencia. Homus (preparada com grão de bicoe tahine), babaganoush (a base de berinjela), coalhada seca, muhamara (à base de pimentões) não necessitam de talheres para seu consumo - são levadas à boca com pão e são muito comuns na Síria e no Líbano.


México
Uma das pastas mais consumidas de origem Mexicana é a guacamole, feita de abacates amassados com tomate, cebola e pimenta. O preparo de alimentos com abacate, é associado aos astecas que o chamavam de "ahuacatl".



SARDELA

Ingredientes:
5 pimentões vermelhos em conserva
3/4 xic. de azeite de oliva extra virgem
1 lata de aliche sem pele e sem espinhas conservada no azeite (aprox. 125gr)
1 pimenta dedo de moça
1 pitada de sementes de erva doce

Modo de Fazer:
Bata tudo no liquidificador ou processador (sem o aliche), coloque numa panela duas horas de fogo, para o pimentão atingir seu ponto, depois disso deligue o fogo e coloque o aliche. Deixe esfriar e leve a geladeira. Sirva após 2 horas com pão italiano de verdade tá? No Armazém Mais Brasil aqui em Uberaba tem.



HOMUS

Ingredientes
2 xícaras (chá) de grão-de-bico
1/2 xícara (chá) de tahine (pasta de gergelim)
Água gelada
Limão
2 dentes de alho socados com sal
Azeite de oliva extravirgem
Páprica picante a gosto

Modo de Fazer
Deixe o grão-de-bico de molho na véspera.
Cozinhe-o na mesma água que ficou de molho até ficar macio.
Escorra e reserve a água do cozimento.
Bata o grão-de-bico num liquidificador, adicionando a água do cozimento até formar uma pasta. Deixe esfriar.
À parte, misture: tahine, água gelada, suco de limão, alho e sal.
Junte à pasta de grão-de-bico e misture bem.
Decore com páprica e uma folha de salsinha. Cubra com uma camada de azeite e sirva.






2 comentários:

  1. Lígia, que postagem maravilhosa essa, amei, vc é uma grande profissional, só tenho a lhe agradecer por dividir conosco seus conhecimentos com tanta alegria e amor em seu coração. Sou sua fã! Beijos - Elícia Fragoso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elícia, você é muito suspeita para escrever palavras tão belas. Afinal, esse blog é lindo assim não só por causa das minhas receitas dicas mas porque você cuidou do layout. Pode contar com as receitas e dicas sempre. Obrigada!!

      Excluir

 
  • Da Minha Casa © 2012 | Designed by Designer Link com Atualizações Elícia Fragoso, in collaboration with Web Hosting , Blogger Templates and WP Themes